📝 Resenha: Saga Lux - Jennifer L. Armentrout
Olar, Bookstans de plantão, tudo bem com vocês? Antes de tudo, SIM! Essas capas são terríveis, mas não se deixem intimidar por elas hahaha. A resenha de hoje será sobre uma saga que eu li em junho e simplesmente me apaixonei. Como vocês viram no título, trata-se da Saga Lux, da autora Jennifer L. Armentrout. A primeira edição lançada foi em 2011, a versão que eu tenho é a 4ª edição, de 2019, publicada pela editora Valentina. Os livros (da versão que eu tenho) variam entre 319 à 424 páginas, sendo o Obsidiana (livro 1) o menor e o Opala (livro 3) o maior. A saga conta ainda com dois contos chamados de Shadows e Oblivion (é um livro na real), não lançados no Brasil, mas com PDF’s facilmente encontrados na internet (amém).
Sem maiores delongas acerca dos detalhes técnicos, vamos falar um pouco sobre os personagens e a ideia geral da Saga. Me apaixonei por essa obra porque ela vai na contramão dos romances sobrenaturais mais famosos, aqui não temos nada de vampiros, lobisomens ou anjos caídos, o lance são extraterrestres, é isso mesmo que você leu, extraterrestres! A Saga se passa no interior de West Virginia, numa cidadezinha chamada Ketterman, para onde nossa protagonista, Katy Swartz, Kat, ou kittykat, se muda com a sua mãe, Kellie, após a morte do seu pai. Lá, Katy vira vizinha de dois irmãos gêmeos, Daemon e Dee Black e a trama inicial gira em torno dessas relações, sendo que Kat e Daemon se “odeiam” e tem que lidar com o fato de serem vizinhos e, posteriormente, as consequências do fato dele ser um alienígena. Além dos Black, temos os Thompsons, Ash, Adam e Andrew, trigêmeos que vieram para a terra junto com eles e são amigos dos mesmos desde a infância, e também Matthew que é o mais velho do grupo e funciona como uma espécie de tutor dos seis adolescentes. Já a mãe da Katy é uma enfermeira que está muitas vezes ausente, pois trabalha bastante.
Feito esse apanhado geral, já deu pra ver mais ou menos do que se trata a saga, então vamos falar um pouco sobre a estrutura dos livros. A Saga Lux é composta por cinco livros, sendo eles: Obsidiana, Ônix, Opala, Originais e Opostos. Como falei lá em cima, a Saga conta ainda com dois contos, Shadows e Oblivion. Para detalhar melhor a estrutura dos livros, resolvi fazer um vídeo, pois a resenha ficou grande (enormee) e acho que assim fica muito mais didática e interessante para vocês essa experiência, portanto, quem tiver interesse de saber esses detalhes, dá uma olhadinha no vídeozim que fiz ;)
Agora, vou fazer um resumo para que entendam direitinho a vibe da Saga, mas sem comprometer a experiência de vocês com spoilers. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre a obra no geral, mais especificamente sobre o primeiro livro da saga, Obsidiana. O contato inicial da Katy com o Daemon é péssimo, ele trata a Katy de forma muito desdenhosa e debochada e ela, apesar de achar ele um pedaço de mal caminho (que ele é), fica extremamente irritada com esse tratamento e passa a achá-lo irritante e arrogante. Já a irmã do Daemon, a Dee, é totalmente o contrário do irmão, simpática, doce e prestativa com a recém chegada Kat.
![]() |
Obsidiana - pág. 17. |
![]() |
Obsidiana - pág. 21. |
Posteriormente, Katy descobre que seus vizinhos são, na verdade, aliens que vinheram de um planeta chamado Lux (daí o nome da saga), e se denominam Luxen. E é aí que os problemas começam, pois, se não bastasse isso, eles ainda têm que lidar com inimigos, também de outro planeta, chamados Arum, que querem roubar seus poderes e que os encontram através de algo denominado de “rastro” que, adivinhem? isso mesmo, foi deixado na Kat. É a partir disso que a trama começa a rolar, pois, até que esse rastro desapareça, Katy e Daemon tem que ficar juntos.
E o que eu achei dessa Saga? Como já ficou bem óbvio, eu amei! Os protagonistas são carismáticos, o enredo é bom, a narrativa também, ela conta com elementos bem explicados e a mitologia construída é interessante e inovadora, dado o gênero da obra. Apesar de inicialmente ter todo aquele clichê da PP começar a desconfiar de algumas coisas estranhas que acontecem e que a levam a descobrir a verdade, Jennifer soube fazer essa descoberta ficar muito bacana e emocionante de se ler.
Sobre os protagonistas, eu adoro o Daemon e a Kat, bem como a relação que eles vão construindo enquanto casal. Ela é determinada, inteligente, teimosa, obstinada, não é uma mocinha indefesa que vai ficar esperando ser salva a todo momento, pelo contrário, tenta não ser esse tipo de garota. Obviamente que isso irá acontecer em alguns momentos e vocês podem imaginar o porquê, a começar pelo fato dela ser uma humana lidando com alienígenas com poderes. Ela adora jardinagem, e o motivo é que fazia isso com o pai, então é uma forma de se conectar com ele agora que o mesmo morreu, além dela gostar bastante.
![]() |
Obsidiana - pág. 30. |
Ela também tem um blog literário, e essa é a verdadeira paixão da Kat, a casa dela vive cheia de livros em todos os cômodos possíveis e isso me fez gostar ainda mais dela (porque será haha).
![]() |
Obsidiana - pág. 7. |
Outra característica que me faz gostar dela é que ela não se submete às provocações do Daemon, pelo contrário, está sempre revidando e brigando com ele. Contudo, Katy não é perfeita, como nós meros humanos, possui defeitos, e o mais pronunciado deles é a teimosia, porque é algo excessivo. Em certa medida é bom porque a Kat faz sempre o que acha que deve fazer, o que acredita ser o certo e adequado. Por outro lado, isso a acaba prejudicando em alguns momentos ao longo da Saga, já que ela dificilmente escuta alguém, e algumas vezes você chega a ficar com raiva dela por isso. Além do mais, a necessidade da Katy de não ser uma fraqueza a leva a tomar algumas decisões erradas também.
![]() |
Obsidiana - pág. 117. |
![]() |
Cena dos livros gravada pelo modelo do Daemon para divulgar a Saga (suspiros). |
Por sua vez, o Daemon é perfeito (sério, meninas, e meninos também, não aceitem nada menos que um Daemon na vida de vocês) haha, em um primeiro momento, ele vai parecer irritante, escroto e arrogante, mas por trás de tudo isso tem uma explicação, ele não é assim gratuitamente, vocês entenderão logo no primeiro livro. Daemon é engraçado, gentil, carinhoso, carismático, teimoso, sexy, arrogante, sim, mas de uma forma bem divertida, e, além de lindo, é poderoso.
![]() |
Ônix - pág. 146. |
Por outro lado, a despeito dele não ser humano (e de eu ter dito que ele era perfeito kkk) ele também tem seus defeitos, no caso do Daemon é ser superprotetor, tanto com a família e amigos como com a Katy. Isso decorre de alguns acontecimentos que não vou detalhar para não dar spoiler. Junte-se a isso o fato do Daemon ser um dos Luxen mais poderosos da sua colônia, o que lhe atribuiu uma carga de responsabilidade muito grande, influenciando na sua personalidade. A superproteção dele é um defeito na medida em que ele quer podar algumas ações de alguns personagens quando acredita que serão perigosas, sendo que algumas vezes são mesmo e o receio é bem justificado. Ademais, no que diz respeito à Dee ele tenta protegê-la escondendo algumas coisas que acredita que vão preocupá-la ou deixá-la mal, o que é muito negativo algumas vezes, embora eu ache super fofa a forma como ele a trata e o quanto a ama.
![]() |
Obsidiana - pág. 105. |
![]() |
Obsidiana - pág. 198. |
Me agrada o desenvolvimento dos protagonistas ao longo da Saga, tanto pessoal como o amoroso, acho que a autora soube trabalhar muito bem isso, resultando no fato da gente acabar se apaixonando demais pelo Daemon e a Kat enquanto casal. Também gosto bastante dos personagens secundário (nem todos, tem uns que da ranço mesmo) e não só os que citei acima, como outros que irão aparecer no decorrer dos livros. Eles são importantes na trama, trazem personalidades contrastantes e fazem a diferença na estória. Os vilões, por sua vez, cumprem bastante bem o papel de fazer com que a gente odeie eles e fiquemos na torcida pelos nossos mocinhos. Não falei muito acerca deles, porque posso acabar dando spoilers.
Os livros, individualmente falando, são muito bons, Obsidiana trás aquela apresentação da Saga, da trama, faz a gente se apegar aos personagens, entender mais ou menos sobre o mundo deles, e os demais vão aprofundando cada vez mais a mitologia, trazendo elementos e personagens novos e também algumas surpresas. Tem muita ação, não são livros parados, em cada um tem um grande evento sob o qual giram em torno, e entre estes e as cenas provocantes/fofas do nosso casal existem outros acontecimentos também com bastante ação, e é muito gostoso de acompanhar esse desenrolar. Além disso, o fato de que vivem em conflito, e de ser uma saga com cinco livros, faz com que mortes sejam inevitáveis, o que é algo bom porque traz toda uma gama de emoções para os leitores e mostra que a autora não tem medo de se desfazer de um personagem ou outro.
Os livros, individualmente falando, são muito bons, Obsidiana trás aquela apresentação da Saga, da trama, faz a gente se apegar aos personagens, entender mais ou menos sobre o mundo deles, e os demais vão aprofundando cada vez mais a mitologia, trazendo elementos e personagens novos e também algumas surpresas. Tem muita ação, não são livros parados, em cada um tem um grande evento sob o qual giram em torno, e entre estes e as cenas provocantes/fofas do nosso casal existem outros acontecimentos também com bastante ação, e é muito gostoso de acompanhar esse desenrolar. Além disso, o fato de que vivem em conflito, e de ser uma saga com cinco livros, faz com que mortes sejam inevitáveis, o que é algo bom porque traz toda uma gama de emoções para os leitores e mostra que a autora não tem medo de se desfazer de um personagem ou outro.
Bom, como vocês puderam perceber, o livro é um romance contemporâneo, de ficção científica e fantasia, sendo um romance sobrenatural. Quem gosta de Sagas como Crepúsculo, Hush Hush e Fallen, com certeza vai gostar da Saga Lux. Já quem não gosta muito, recomendo dar uma chance porque ela é muito bem construída e vale a pena ler, sai um pouco dos clichês e traz algo bem interessante e inovador para o gênero.
Por fim, desculpem o tamanho da resenha, mas, como é uma saga de cinco livros, muitos elementos precisavam ser explorados e abordados (e eu gostei muito de finalmente falar sobre ela com alguém, mesmo que só eu fale haha). No mais, super recomendo a leitura, acredito que vocês não irão se arrepender, pois é uma leitura divertida, envolvente e fluida, os personagens são cativantes, o enredo é interessante, não tem furos, e o final vale a pena acompanhar. Espero que, apesar do tamanho, tenham gostado dessa resenha, xero e até a próxima.
PS: Como vocês puderam perceber, a estrutura dessa resenha está bem melhor que a anterior e isso reflete o meu objetivo de trazer resenhas cada vez melhores e completas para vocês, com um conteúdo bacana que valha a pena acompanhar. Espero que tenham gostado da mudança e da resenha, se se sentirem a vontade comentem algo, elogios, críticas, sugestões e tudo o mais que quiserem :)
Amei a resenha!! Também não gosto de capas com pessoas, pelos mesmos motivos que você citou. Fiquei com interesse em ler a saga, parece incrível.
ResponderExcluirObrigadaa, é osso essas capas kjkk, mas tenho certeza que não vai se arrepender de ler, vale a pena demais, é realmente maravilhosa!
ExcluirApesar das capas, deu vontade de ler kkkkkk a resenha ficou ótima, bem construída e sem spoilers. Minha antiga vibe de fã de crepúsculo gritou aqui kkkkk
ResponderExcluirAmoooo, uma farofinha às vezes é essencial, miga kjkkk obrigada 😍 vou continuar tentando me aperfeiçoar pra deixar elas cada vez melhores 🖤
Excluir